domingo, julho 30, 2006

A solução...

... é a tua madrinha!

Ela está desempregada e nós com falta de alguém que possa ficar contigo... eu perguntei-lhe se queria ser a tua ama e ela disse logo que sim!

Esta semana é a última das gravações dos "Morangos com Açúcar", pelo que ainda vamos ter de "jogar" com alguns turnos do papá e da avó Lina.

Sim, a tua madrinha faz parte dos figurantes dessa série tão mediática e pelo segundo ano consecutivo... ela aparece muitas vezes e até em cenas com algum "destaque"...

As gravações terminam no dia 4, pelo que a partir de segunda-feira, dia 7 vai começar no novo "emprego" a 100%.

Eu adoro-a e ela adora-te, não fosse eu madrinha dela e ela a tua madrinha, não é? E tu também gostas muito dela... estou contente por termos encontrado uma boa solução para este problema.

sábado, julho 29, 2006

Não sei...

Fomos à praça buscar a carne que estava encomendada... à volta para casa passámos no trabalho da avó, que me perguntou: "como vai ser com ele para a semana?"

Não sei... não sei mesmo... não encontro nenhum infantário e as trocas de turnos não dão para sempre, já para não falar na falta de descanso...

Eu hoje era para ter ido ver um infantário e também uma quinta para o baptizado... as coisas andam todas atrasadas... não consegui fazer nada, estou mal disposta... acho que foi alguma coisa que comi!

sexta-feira, julho 28, 2006

Sem comentários

Cheguei a casa da minha mãe para o ir buscar... e ela diz-me "pergunta-lhe lá..."

Eu - André, como faz o teu cuzinho?
Ele - Puuuuuuu

(essa foi a resposta que ele deu à avó quando ela lhe fez aquela pergunta, pela primeira vez, logo após ele ter dado um "pum")

quinta-feira, julho 27, 2006

...

Afinal não tem sido assim MUIIIITO complicado arranjar quem fique contigo durante esta semana... Com as trocas de turnos da avó Lina e do papá as coisas têm vindo a ser resolvidas, contúdo não é uma solução.

Eu tenho telefonado para creches e infantários, para IPSS e para particulares e ou não têm vagas ou têm valores muito acima do que podemos pagar actualmente...

A verdade é que não encontro nenhuma solução e tanto a avó como o papá acabam por ficarm com um grande carga horária e pouco descanso devido a tudo isto.

A avó Luisa teve alta hoje...

Daqui a pouco vamos ter a visita da Manuela e do Quim, da São e da Paula, da Samantha e da Stefanie... a Paula e as filhotas estão de partida para Orlando e vêm despedir-se... aposto que as férias souberam a pouco.

quarta-feira, julho 26, 2006

Após 16 horas de serviço...

a avó Lina voltou a ficar contigo!

Ela trabalhou das 16h de ontem às 8h da manhã de hoje e vai voltar a entrar às 23h... e mesmo não tendo descansado e sabendo que não vai descansar disse-me que ficava a tomar conta de ti.

A avó é incansável e faz de tudo para nos ajudar, sinceramente não sei o que seria se ela não fosse assim...


Feliz dia dos avós para os meus avós e para todos os avós do mundo!

terça-feira, julho 25, 2006

Com a madrinha

O pai foi trabalhar das 8h às 16h... a avó Lina trabalha das 16h às 8h de amanhã, dois turnos seguidos, para que pudesse ter ficado contigo ontem... eu não posso mesmo faltar ao tralalho...

A solução foi a tu madrinha, fui lá deixar-te às 8h30 e o papá foi buscar-te às 16h30... segundo ela portaste-te muito bem e ela também!

O único problema foi na hora de almoço, não querias comer a sopa e eles (a madrinha, o Rogério e os primos Joana e João Pedro) já tinham feito de tudo... de tudo não... ainda não tinham alternado uma colher de sopa com uma colher de fruta, uma manga bem madura, como tu gostas...

Passado um bocadinho recebo um telefonema, "madrinha, ele comeu a sopa toda e da fruta só deixou um bocadinho." (eu sou madrinha dela e ela do André)

Um pouco depois uma mensagem no telemóvel "Depois de uma birrinha de sono acabou por adormecer..."

Acho que a tua madrinha adorou ter ficado contigo e eu também gostei muito que tivesses ficado com ela.

Uma nova palavra:

áau dia - Cláudia

(terá sido só coincidência por teres ficado com ela??? não me parece hehehehe)

Ás 19h fomos ver a avó Luisa... a operação correu muito bem e ela já pode receber visitas... o que tu adoraste foi estar na varanda do hospital a brincar e a ver o mar e os barcos.

segunda-feira, julho 24, 2006

O dia de hoje...

Na passada sexta-feira a avó Luisa avisou-nos que hoje iria dar entrada no Hospital Ortopédico do Outão para ser operada amanhã ao ombro que ela magoou à uns meses a brincar contigo e com o Beny...

Eu fiquei bastante preocupada porque não sei como irei conseguir um sítio para ficares durante o tempo em que ela vai estar no hospital... hoje vais ficar com a avó Lina, que conseguiu trocar uns turnos para poder ficar contigo...

O pai vai tentar fazer o mesmo para solucionar outros dias... mas a verdade é que isso não é solução... não sei o que fazer.

Hoje, em casa da avó Lina, estiveste com os bisavós Clotilde e Mestre, com os tios Gulherme e Nela e com os primos José Armando, Guilherme e Filipe... eles estão de férias no Carvalhal e resolveram passar o dia de hoje em casa dos avós.

domingo, julho 23, 2006

A surpresa...

O fim-de-semana foi como eu tinha imaginado... muito cansativo... mas muito feliz!

Ontem fizémos uma festa cá em casa... o Zé Miguel fez anos a dia 10, o meu irmão e padrinho do André fez no dia 16 e eu a 17... como o Zé Miguel esteve doente no seu dia de aniversário, resolvemos juntar a festa dele à nossa.

O resultado foi uma casa cheia de gente... cheia de pessoas que quem gostamos e que gostam de nós... alguns não puderam estar presentes mas foi como se estivessem.

Este foi o bolo... 32, 26 e 29 anos respectivamente...

Os parabéns foram cantados três vezes seguidas... depois foi altura de se abrirem os presentes.

Eu adorei tudo o que recebi... o colar, os brincos, as blusas, as taças de gelado, o conjunto para dormir, o pano e toalha bordados pela minha mãe, o conjunto de atoalhados, os vasinhos e o cacto... a mala que o meu amor me ofereceu... tudo!

O Zé Miguel também gostou dos presentes dele, uma t-shirt, dois DVD dos Pink Floyd, as quotas do Vitória Futebol Clube até 2007, os copos de shots...

Mas o mais importante ainda estava para vir... reuni novamente todos os convidados e disse:

“Eu convidei-vos a estarem aqui presentes hoje porque vocês são as pessoas mais importantes para mim... alguns não puderam estar presentes, mas no meu coração também cá estão...

Amor, eu hoje disse-te que te iria oferecer três presentes... já te dei o DVD, as quotas... e este é o terceiro:

Como sabem, eu o Zé Miguel não nos podemos casar oficialmente, apesar de nos nossos corações esse passo ter sido tomado a 24 de Janeiro de 2000...

Amor, espero que aceites este bolo e estas alinças (que ele entretanto já tinha aberto) e que possamos desta forma "oficializar" o nosso amor."


Ficaram todos completamente surpreendidos, os convidados batiam palmas e o Zé Miguel olhava-me com amor... estavam muito emocionados e felizes... felizes por serem "testemunhas" daquele momento tão importante para nós.

O beijo dos "noivos" depois da troca das alianças...

Não tivemos o nosso casamento de sonho, mas tivemos direito a tudo o resto... ao bolo, às alianças, à presença das pessoas que nos são especiais (principalmente o nosso filho), à emoção, à felicidade e ao amor...

Até tivemos direito a quem nos "roubasse" as alianças que estavam no bolo, tal como se faz ao casalinho de noivos. Estou muito feliz!!!

sexta-feira, julho 21, 2006

Fim-de-semana

O fim-de-semana que se aproxima vai ser muito atarefado... amanhã vamos ter uma festa lá em casa com alguma família e amigos e os preparativos vão começar já hoje à noite... VAI HAVER UMA GRANDE SURPRESA... uma surpresa da qual só eu tenho conhecimento!

No domingo vamos ao baptizado do afilhado do João Pedro, não sei é se vamos acordar a horas, depois da "party" lá em casa.

Sei que vai ser um fim-de-semana muito cansativo, mas também sei que vai ser muito feliz e cheio de momentos marcantes para a nossa vida...

Segunda-feira venho cá contar tudinho o que se passou e que eu ando a preparar há já algum tempo!

quinta-feira, julho 20, 2006

Como estás?

Estás óptimo!

Os vómitos e a diarreia desapareceram por completo, a última desde domingo... a tua boa disposição voltou e o teu apetite também!

Dá gosto ver a forma como comes e como nos pedes comida... a forma como brincas... adoro ver-te assim filhote... adoro que tenhas voltado a ser O MEU MENINO!

Agora tens de recuperar o peso que perdeste para que tudo fique a 100%!

quarta-feira, julho 19, 2006

Mundial

No dia em que a história (Euro 2004) se repetiu (PortugalxInglaterra), o André estava assim:

(foto tirada a 1 de Julho)

terça-feira, julho 18, 2006

Consulta e vacinas dos 15 meses

Hoje foste à consulta dos 15 meses... e acabaste por também levar as vacinas... uma em cada braço e antes da consulta o que fez com que estivesses quase sempre a chorar.

Peso: 9,330 kg (percentil 5)
Estatura: 76,2 cm (entre os percentis 10 e 25)
Perímetro Cefálico: 45,5 cm


Estás magrinho... mas tendo em conta os dois episódios de gastroenterite, principalmente o último em que estiveste internado quase 24 horas, das quais 18 horas apenas com soro, não estás mal. Agora tens de recuperar o mais que conseguires.

A médica ficou impressionada com o desenvolvimento intelectual... as coisas que dizes, as coisas que percebes e associas, a forma como te expressas...

Vamos começar bem devagarinho as missões "Bacio, SIM" e "Chucha STOP"... e em relação a começar a lavar os dentes, só mesmo quando os tiveres! :o)

segunda-feira, julho 17, 2006

História

Ás 3h20 do dia 17 de Julho de 1977, domingo, nascia uma menina... de seu nome Rute.

domingo, julho 16, 2006

Padrinho

Hoje o padrinho do André faz 26 anos!

O meu irmão foi o melhor "presente de aniversário" que alguma vez recebi!

Mano, espero que a vida te sorria sempre e que ao longo da mesma consigas alcançar os teus objectivos mas desejo principalmente que sejas feliz... MUITO FELIZ!

sexta-feira, julho 14, 2006

Nem tudo é mau...

No meio de tantas coisas esqueci-me de assinalar mais algumas palavras que dizes e são elas:

na que - não quero
popó - carro
ota - mota
dá tá - já está
xim - sim (com a cabeça para a frente e para trás)
na na - não não (com o dedinho também a dizer que não)
aba - água (deixaste de dizer durante um tempo e agora voltaste a dizer)

E quando não queres dar beijinhos ou miminhos, abanas simplesmente a cabeça, dizendo que não!

quinta-feira, julho 13, 2006

Mais uma noite fora...

... desta vez dormiste em casa da avó Lina e do avô Zé...

Adormeceste depois do jantar e nós achámos por bem não te acordar, uma vez que hoje irias ficar com eles.

Com tanto trabalho e cansaço, o papá acabou por só dar por tua falta hoje de manhã!

Portaste-te muito bem, dormiste a noite toda e quando acordaste não fizeste birras... quando eu cheguei para levar as tuas coisinhas tu estavas todo contente e foste muito meiguinho comigo... acho que estavas com saudadinhas.

Ainda não estás a 100% mas a avó Lina é a pessoa indicada para estar contigo, de forma a que a tua recuperação se torne bem mais rápida... a experiência de ter dois filhos e de ter trabalhado na pediatria do hospital é de facto um ponto muito grande a seu favor.

quarta-feira, julho 12, 2006

Estado de Saúde

Tens estado praticamente na mesma... andas a comer muito mal, estás sempre muito mole, sem energia e desde domingo já vomitaste mais 2 vezes.

Eu já não sei o que fazer... custa-me muito ver-te assim, principalmente porque és um menino cheio de energia e sempre bem disposto...

A tua dieta está a ser feita a rigor mas a verdade é que eu não vejo melhorias significativas... quero que melhores depressa, que voltes a ser o meu André...

terça-feira, julho 11, 2006

EU VOU!


Para mais informações visitem o site da BioNascimento... eu vou e acho que seria giro reunirmos muitas mamãs, grávidas e futuras mamãs!

(vejam lá se conhecem o bebé da fotografia... he he he he)

segunda-feira, julho 10, 2006

Parabéns!

Ontem fizeste 15 meses... nem nos lembrámos... o mais importante era o facto de já estares em casa, tudo o resto passou a ser secundário.

Hoje o papá faz 32 anos... está em casa de cama, com os mesmos sintomas que tu... vómitos, diarreia, má disposição... tivemos de desmarcar o restaurante e de avisar as pessoas que já não íamos fazer nada.

O Bisavó Manuel (Mestre) também está de parabéns, faz 71 anos!

PARABÉNS A TODOS!!!

Ponto de situação

Não vomitas desde que saíste do hospital, tenho tido muito cuidado com o que comes e com as quantidades que comes... menos quantidades e mais vezes ao dia. A diarreia está mais percistente, mas sei que é normal que assim seja.

Hoje acordaste muito molinho, acordaste cedo mas foste ficando na cama muito quietinho, nem me chamaste para te tirar de lá... a mamã teve de vir trabalhar e tu ficaste com a avó Lina que sabe tratar muito bem de ti... só assim fico com o meu coração 90% tranquilo.

domingo, julho 09, 2006

Finalmente em casa

Na sexta-feira à noite o André teve dois episódios de vómito em casa, vómitos com dores de barriga/estômago... ao ver a forma como se contorcia e vomitava, resolvi telefonar para Linha Saúde 24 de forma a perceber se aquilo seria normal em caso de gastroenterite.

Estive alguns minutos ao telefone, acho que desta vez até fui eu quem fez o maior número de perguntas... quando a enfermeira teve todas as suas dúvidas esclarecidas pediu-me para aguardar um pouco em linha... por fim achou melhor irmos ao hospital para que o André fosse observado.

Ele até entrou relativamente bem no hospital, mas enquanto esperou para ser observado o seu estado foi-se agravando e agravando ao ponto de ele ficar com sangue nas feses e nos vómitos. Teve de ficar internado a soro... esteve no S.O. das Urgências Pediátricas desde as 23h de sexta-feira até ontem à noite, recebeu 3 sacos de soro de forma intravenosa.

É horrivel ver os nossos rebentos assim e não podermos fazer nada... a imagem do André a desfalecer nos meus braços com os olhos a revivarem não me sai da cabeça!

Não durmo à 3 noites...

sexta-feira, julho 07, 2006

Que noite...

Passamos uma noite péssima... o papá foi trabalhar das 23h às 8h e por isso estivemos os dois sozinhos em casa.

Chegaste a casa já a dormir... despi-te com cuidado, mudei-te a fralda contigo a contorceres-te com dores... a fralda tinha “fios” de sangue... liguei para a Linha Saúde 24 e depois de muitas perguntas e respostas de parte a parte, fiquei a saber que era normal, tendo em conta o número de vezes que já tinhas feito diarreia e a força que fazias quando as cólicas te atacavam, tinha apenas de vigiar a situação... dei-te ben-u-ron e coloquei-te na tua caminha... fiquei acordada até à 1h46... não sei quantas vezes te medi a febre e espreitei a fralda a confirmar que o ben-u-ron tinha ficado no organismo.

Acordei por volta das 2h50 com os sons que fazias devido às dores que tinhas... mudei-te novamente a fralda, voltei a mudar e voltei a mudar... não faço ideia de quantas fraldas te mudei em tão pouco tempo... duas delas voltaram a ter os tais “fios” de sangue mas em pequenas quantidades... dei-te o brufen... estavas com 39,8º... adormeceste ao meu colo mas eu voltei a colocar-te na tua caminha e voltei a deitar-me na cama que está no teu quartinho... eram 4h12.

Passaste o resto da noite agitado, custou-me observar o esforço que fazias para dormir e a forma como te estavas sempre a contorcer... tinhas cólicas, o rabinho assado...

Ás 6h30 voltei a mudar-te a fralda... e só aí é que descansaste...

Eu já não me deitei, preparei todas as tuas coisinhas, escrevi um papel com os horários e quantidades dos medicamentos e outro com os alimentos que deverias ou não comer... pedi à avó para te ir buscar ali a casa para que pudesses dormir mais um pouco...

Despachei-me, vim para o trabalho e tu ficaste a dormir serenamente... o pai entrou às 10h e tu ficaste com ele até a avó chegar... o meu coração está apertado.

quinta-feira, julho 06, 2006

Outra vez doente...

Acabamos de chegar a casa... do hospital!

Quando te fui buscar, a avó Luísa disse-me que tinhas passado o dia com diarreia mas sem qualquer outro sintoma, achei-te bem disposto. Depois fomos ter com o papá para irmos juntos jantar a casa dos avós Lina e Zé Maria.

Enquanto estivemos em casa à espero do pai tu foste ficando com uma pontinha de febre e quiseste ir para a tua caminha enroscar-te... eu fiquei cautelosa.

Em casa dos avós a febre começou a aumentar e tu começaste a ficar muito impaciente e choroso... já não sabias como havias de estar devido às cólicas, à diarreia e ao rabinho assado... chegaste aos 39,9º e nós fomos directos ao hospital.

Pensávamos que era outra otite, porque colocavas a mãozinha no ouvido direito, o mesmo da outra vez...

Apesar da greve da função pública, até não demorámos muito tempo a ser atendidos, e o pediatra que te viu foi muito profissional... auscultou-te, observou os 2 ouvidinhos, massajou a tua barriguinha e disse-nos que não tens nenhuma otite, estás com outra gastroenterite!!!

Vais ter de tomar ultra levur durante 5 dias, brufen e ben-u-ron até a febre desaparecer e terás de estar de dieta até ficares completamente curado.

quarta-feira, julho 05, 2006

Amamentação e desafio...

Hoje ao ler o comentário que a minha querida Doula deixou num dos meus posts, visitei o BioNascimento e resolvi aceitar o seu "desafio"... aqui fica o resultado:

Mãe pela primeira vez...
O culminar da felicidade
Amamentar pela primeira vez...
O culminar da cumplicidade!

Ao amamentar o meu filho,
Ao saciar a sua fome
Os sentimentos faziam sentido,
Eu percebia o meu outro nome.

Um nome que passa pelo gerar,
Pelo sentir e amar cada momento
Mas passa também pelo amamentar
E por isso se tornar num sentimento!

Para mim não era apenas um gesto
Ou o simples saciar da fome
É também um sentimento
Que dá mais significado ao meu nome...

Passei a chamar-me MÃE!

terça-feira, julho 04, 2006

Novidades

Esqueci-me de assinalar aqui o dia em que comeste o teu primeiro gelado... foi no domingo, dia 2!

O papá estava a trabalhar e nós à tarde fomos ter com os avós Lina e Zé, com o tio Ricardo e com os primos Gonçalo e Inês... resolvemos ir comer um gelado e claro que tu também comeste um... foi um epá e quando demos por ti, o gelado já estava todo comido!

O papá despachou o trabalho mais cedo e foi ter connosco, acabando por nos fazer companhia no "lanchinho" e o "tio" João Pedro também.

Outra novidade são mais duas palavras que dizes devido à loucura do mundial e são elas:

"gôuu" = golo
"gáuu" = Portugal

Quando vês uma bandeira portuguesa, levantas o braço e gritas "gôuu"... vamos lá ver se realmente conseguimos todos gritar "gôuu" algumas vezes, amanhã à noite!

segunda-feira, julho 03, 2006

Outro dia em cheio!

O dia começou como tantos outros, levantamo-nos, despachamo-nos e saímos de casa... eu vim trabalhar e tu foste para casa da avó Luisa.

O dia começou a tomar outro rumo quando eu fui almoçar a casa dos avós Lina e Zé Maria e levei comigo uma cadeirinha 9-18 kg que era da prima Inês e que a tia Alice nos tinha dado.

Os avós nunca passeavam contigo porque quer o ovinho, quer agora a tua nova cadeirinha, não dão para encaixar na carrinha deles... mas como a cadeira que era da Inês é de um modelo mais antigo, encaixa na perfeição na carrinha dos avós!

Eles ficaram muito felizes e eu também, porque assim podem andar contigo para todo o lado e foi isso que eles quiseram logo fazer. Aproveitaram que os primos Gonçalo e Inês estão com eles a passar uma semana de férias e combinaram ir buscar-te depois do lanche para irem todos até à praia.

Eu e o pai também lá fomos ter depois da mamã sair do trabalho... tu adoraste andar na carrinha dos avós... como é mais alta vês tudo o que se na rua.

E para terminar o dia em grande, jantámos todos em casa dos avós e depois fomos à festinha de aniversário da prima Joana que completou hoje 14 aninhos e onde foste o "rei" da festa.

domingo, julho 02, 2006

Amo-te André!

Para me "redimir" do post de sexta-feira, quero que saibas que eu te amo filho!

Amo-te como és... desdentado, a andar agarradinho ao meu dedo e a falar "andrelês"... amo a forma como me sorris de manhã ou quando estás prestes a adormecer, as festinhas que me fazes no rosto e no cabelo, os beijinhos babados...

Se por um lado eu gostava que tu já andasses ou falasses, por outro gostava que ficasses sempre pequenino, o meu bebé...

sábado, julho 01, 2006

Que dia...

O papá hoje esteve a trabalhar, por isso estávamos só os dois em casa...

De manhã fomos à praça comprar frutas, legumes, carne e peixe lá para casa. Durante as nossas voltinhas tu tiraste uma pêra de uma das bancas da fruta e deliciaste-te com ela até nos virmos embora.

Estavas todo sujo, mas muito contente! Tu gostas muito de ir à praça, de ver muitas pessoas, muitas cores... os legumes, a fruta, os peixes...

Depois viemos para casa almoçar e tu adormeceste logo de seguida... para seres acordado por mim às 17h... é que já estavas à muito tempo sem comer e além disso também tínhamos coisas combinadas.

Comeste a papinha, mudei-te a roupa e lá fomos nós para a festinha de aniversário da prima Catarina, que fez ontem 9 aninhos. Quando lá chegámos estavam todos "colados" à televisão, o motivo era o jogo dos 4º de final do Mundial emtre Portugal e Inglaterra... Parecia que o jogo do europeu se estava a repetir... 0-0 ao fim dos 90 minutos, 0-0 ao fim do prolongamento... e os penaltis... ora falhavam eles ora falhavamos nós... mas o mais importante foi o resultado... PORTUGAL nas meias-finais!!!

Foi um dia cheio de emoções, de passeio e de conversas agradáveis!